sábado, 17 de dezembro de 2011

“FALANDO SOBRE A IGUALDADE RACIAL EM NOSSA SOCIEDADE”: Sugestão de atividade

Vista parcial de painel criado pelos alunos:
"Será que estamos representados nas revistas
brasileiras?"

Essa atividade foi utilizada para ajudar os alunos a criarem histórias em quadrinhos sobre o tema da igualdade racial, dentro do Prêmio AKONI, promovido pela prefeitura de Guarulhos (clique aqui para saber mais sobre o prêmio). A importância dessa atividade introdutória é a de revelar novos elementos de reflexão para os alunos, que mesmo com 10 ou 11 anos de idade já podem perceber certas nuances em nossa sociedade. 
A criação da história em quadrinhos para o prêmio AKONI, foi o resultado de uma  atividade de dois dias consecutivos (5 e 6/10). Iniciamos com a análise de revistas (Veja, Veja São Paulo, Corpo a Corpo, Atrevida, Conta Mais e Turma da Mônica), apurando através de tabelas e gráficos a representação das raças/cores/etnias nessas publicações. Paralelamente, outros grupos apuraram os mesmos dados na formação de todas as classes da escola no período.
Os alunos criaram um painel onde organizaram todas as informações, e na sequência discutiram a diferença entre a representação das revistas e a realidade de nosso povo, buscando explicações na história para tal discrepância (maioria dos alunos da escola são pardos ou negros, enquanto nas revistas a maioria absoluta é branca) e ampliando os subsídios críticos em relação a mídia . Após a discussão foram orientados a produzirem as histórias em quadrinhos, representando uma reflexão dos temas trabalhados.
Fiquei muito satisfeito com os resultados, pois o processo foi muito rico em experiências onde os alunos interagiram e organizaram os conhecimentos de forma autônoma, dentro da participação e reflexão coletiva.

Relação de saberes construídos de forma interdisciplinar (de acordo com o Quadro de Saberes Necessários da Prefeitura de Guarulhos):

  • Realizar leitura  crítica  das  propagandas  e  reconhecer  os  sinais  que  as associam ao consumo, à discriminação étnico-racial e de gênero e aos padrões estereotipados de estética;
  • Perceber e valorizar a diversidade étnico-racial existente na comunidade em que vive e na sociedade;
  • Debate (análise) sobre a história da escravidão, o mito da democracia racial e a negação do preconceito no Brasil;
  • Tratamento da informação (construção e interpretação de tabelas e gráficos, obtenção e utilização de porcentagens);
  • Desenvolvimento da linguagem (oral e escrita) para posicionar-se de forma crítica no mundo em que vive.
  • Vista parcial de painel criado pelos alunos:
    "representação das etnias nas revistas
     brasileiras"
    Vista parcial de painel criado pelos alunos:
    "representação das etnias na escola
     Graciliano Ramos"
    Vista parcial de painel criado pelos alunos:
    "Comparação entre a midia e a realidade
    de nossa população"

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