Vista parcial de painel criado pelos alunos: "Será que estamos representados nas revistas brasileiras?" |
Essa atividade foi utilizada para ajudar os alunos a criarem histórias em quadrinhos sobre o tema da igualdade racial, dentro do Prêmio AKONI, promovido pela prefeitura de Guarulhos (clique aqui para saber mais sobre o prêmio). A importância dessa atividade introdutória é a de revelar novos elementos de reflexão para os alunos, que mesmo com 10 ou 11 anos de idade já podem perceber certas nuances em nossa sociedade.
A criação da história em quadrinhos para o prêmio AKONI, foi o resultado de uma atividade de dois dias consecutivos (5 e 6/10). Iniciamos com a análise de revistas (Veja, Veja São Paulo, Corpo a Corpo, Atrevida, Conta Mais e Turma da Mônica), apurando através de tabelas e gráficos a representação das raças/cores/etnias nessas publicações. Paralelamente, outros grupos apuraram os mesmos dados na formação de todas as classes da escola no período.
Os alunos criaram um painel onde organizaram todas as informações, e na sequência discutiram a diferença entre a representação das revistas e a realidade de nosso povo, buscando explicações na história para tal discrepância (maioria dos alunos da escola são pardos ou negros, enquanto nas revistas a maioria absoluta é branca) e ampliando os subsídios críticos em relação a mídia . Após a discussão foram orientados a produzirem as histórias em quadrinhos, representando uma reflexão dos temas trabalhados.
Fiquei muito satisfeito com os resultados, pois o processo foi muito rico em experiências onde os alunos interagiram e organizaram os conhecimentos de forma autônoma, dentro da participação e reflexão coletiva.
Relação de saberes construídos de forma interdisciplinar (de acordo com o Quadro de Saberes Necessários da Prefeitura de Guarulhos):
- Realizar leitura crítica das propagandas e reconhecer os sinais que as associam ao consumo, à discriminação étnico-racial e de gênero e aos padrões estereotipados de estética;
- Perceber e valorizar a diversidade étnico-racial existente na comunidade em que vive e na sociedade;
- Debate (análise) sobre a história da escravidão, o mito da democracia racial e a negação do preconceito no Brasil;
- Tratamento da informação (construção e interpretação de tabelas e gráficos, obtenção e utilização de porcentagens);
- Desenvolvimento da linguagem (oral e escrita) para posicionar-se de forma crítica no mundo em que vive.
Vista parcial de painel criado pelos alunos: "representação das etnias nas revistas brasileiras" |
Vista parcial de painel criado pelos alunos: "representação das etnias na escola Graciliano Ramos" |
Vista parcial de painel criado pelos alunos: "Comparação entre a midia e a realidade de nossa população" |
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