As fotos abaixo são montagens feitas com os alunos da escola que trabalhei em Itapevi no primeiro semestre (Graciliano Ramos), umas das primeiras atividades que apliquei e gostei muito do resultado. Foi bem difícil terminá-la, pois a escola estava com a sala de informática desativada nesse semestre e eu tive que levar meu computador uma semana e chamar aluno por aluno para fazer os ajustes comigo. Mesmo assim eles participaram bem da etapa de criação com sugestões para que o resultado final ficasse bem parecido com o esboço em sulfite. Uma das coisas importantes dessa atividade é a percepção de processo que está envolvida, pois os alunos ao final podem comparar sua idéia inicial ao produto pronto, valorizando o processo como um todo. A sequência da atividade foi:
- Contato com o Projeto “Criança Não Trabalha (clique aqui para saber mais)” durante o horário pedagógico coletivo e socialização de material fornecido pela Secretaria de Educação;
- Leitura coletiva de texto sobre o trabalho infantil presente em livro de Língua Portuguesa e discussão com os alunos sobre os tipos de trabalho infantil;
- Produção de texto com o tema “O que é e o que não é trabalho infantil”;
- Socialização das produções de texto e correção coletiva de uma delas;
- Resgate do tema Propaganda trabalhado anteriormente em Língua Portuguesa (parte do planejamento pedagógico para o semestre) e contextualização para a atividade do Projeto;
- Criação de propagandas sobre o tema “Criança não Trabalha”, buscando elementos característicos dessa ferramenta de comunicação (a frase e a foto);
- Preparação para a seção de fotos com os alunos para propaganda, conforme o esboço criado por cada um;
- Montagem eletrônica das propagandas a partir dos esboços criados anteriormente e da manipulação das fotos no computador (um aluno por vez durante as aulas posteriores);
- Exibição em aparelho de TV no dia de socialização do projeto na escola para todas as turmas;
Agora vejam como ficaram ótimas as Propagandas dos meus alunos!!
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